A Dinastia PO

Empresário e criador, Pedro Novis tem uma ligação antiga com o meio rural. Nos últimos 7 anos, ele presidiu o grupo Odebrecht, mas a carreira profissional na maior empresa brasileira da construção civil já dura 43 anos.

O tempo de seleção da raça nelore é menor: são 17 anos. Por outro lado, as raízes vêm do campo. Ele foi criado em uma fazenda no Recôncavo Baiano. Em meados da década de 50 seu avô e seu pai começaram a investir no nelore, adquirindo animais da seleção OM. E foi através dessa marca e das linhagens Akasamu e Padhu que, em 1994, ele iniciou o trabalho seletivo na Fazenda Guadalupe, na região de Araçatuba (SP).

O projeto foi implantado por um de seus filhos, André Novis. Atualmente, as atividades agropecuárias da família Novis são coordenadas por Pedro e seu filho Pedrinho. A gestão operacional é liderada pelo engenheiro agrônomo Leandro Fregonezi.

A Fazenda Guadalupe vem revelando animais consagrados, como a Grande Campeã Nacional Essência TE da Guadalupe, vendida em 2001, por preço recorde, para Unimar. Além da Essência (filha da Hierarca ED do Arrojo, arrematada pela Guadalupe em 1996), o criatório já produziu diversos campeões como Jupiá, Espuma, Innsbruck, Missoni TE Guadalupe e Maksoud. Em 2007, a Guadalupe realizou seu primeiro leilão de elite.

Hoje, o plantel da fazenda conta com 40 doadoras e 300 matrizes PO. A produção anual é de cerca de 500 bezerros. A genética diferenciada lhe garante o 4º lugar nos rankings da ACNB 2008/2009 de melhor criador e expositor da raça.

A Guadalupe, em Araçatuba, SP, abriga cerca de 1700 cabeças. A base do plantel começou com aquisições do rebanho de Joãozito Andrade, do Nelore Trindade no final de 1993. Em 1996, a Guadalupe fez sua primeira grande compra ao adquirir do selecionador Eustáquio Diniz, no Leilão Noite do Nelore Nacional, aquela que seria a maior barriga de todos os tempos, Hierarca ED do Arrojo TE. A resposta à excelente compra não demorou a vir. Hierarca produziu em 1999 uma divisora de águas da seleção, a Essência TE da Guadalupe. Essência fez jus ao sufixo Guadalupe e virou ícone na história da fazenda.

No dia 4 de maio de 2001, prestes a completar 24 meses, aEssência TE da Guadalupe foi recorde de preço na época ao ser adquirida no leilão Elo de Raça pela Universidade de Marília, de Márcio Mesquita. Na mesma semana se tornou a primeira Grande Campeã Nacional -produzida pela Guadalupe, na Expozebu – a maior feira de gado do globo. Essência também produziu grandes campeãs nacionais: Elegance II da Unimar, Dália TE M4 e destaques Nacionais como a Javanesa TE Guadalupe , Maia da HRO e Elegance III da Unimar. O sucesso da Guadalupe também foi impulsionado pelas aquisições que o grupo fez e que preserva em seu patrimônio genético como a compra da matriarca Absoluta CS, arremata em 2003 e a Herança, comprada no Leilão Noite dos Campeões.

Em 2005 o pai do Missoni,Innsbruck da Guadalupe foi o Grande Campeão Expoinel. Abelha TEdo Carmochegou no mesmo ano com aTípica B. Correia, adquirida no Leilão Mata Velha.Ryatna 14veio em 2006.

O touro de central Missoni TE Guadalupe fez sua história,interrompendo uma sequência de 5 anos do Biteloda SS sendo o Campeão Progênie de Pai na Expoinel Mineira 2013, em Uberaba. Com inúmeros prêmios, o touro já comercializou mais de 45 mil doses de sêmen em três anos e meio, sendo o grande destaque quando esteve nas pistas pelo Brasil. Suas progênies são premiadíssimas nas exposições ranqueadas, comprovando a genética consistente desse raçador e grande produtor de sêmen.

A matriarcaMaharashi II chegou ao criatório em 2010 direto da Liquidação J. Galera Em 2014,a ESPN JAVANESA – Javanesa filha da Essência, da Hierarca – foi a Grande Campeã Nacional na Expozebu. OUNAMUNO 2 TE GUADALUPE ficou com o título de Reservado Campeão Bezerro também na Expozebu 2014, em Uberaba, Minas Gerais. Ainda em 2014, aVIENA 3 TE Guadalupe, que é filha da bela MELOPEIA com o imponente Missoni – foi Reservada Campeã Novilha Maior Expoinel. Este anoa VIENA 3 TE Guadalupe, garantiu a medalha da Campeã Vaca Jovem da Expozebu 2015.

A Seleção Guadalupe ainda contempla, em parceria, a feminina Access, uma das grandes filhas da Essência TE Guadalupe, a Javanesa TE Guadalupe, a Imagem TE Guadalupe e Ryatna JS da BJ, entre outras.

As progênies destas doadoras de alto escalão confirmam a seleção especial PO da Guadalupe, um criatório que sempre esteve entre os dez primeiros do Ranking Nacional e é exemplo de produção e disseminação de genética de ponta do país que ocupa o posto de maior exportador de carne bovina do planeta.